us terapêutico em fisioterapia

1 de novembro de 2010 at 19:01 Deixe um comentário


Ultra-som Terapêutico em Fisioterapia  

Ultra-sonografia é uma modalidade terapêutica que tem sido usada por fisioterapeutas desde a década de 1940. O ultra-som é aplicado através de uma varinha de cabeça redonda ou sonda que é colocada em contato direto com a pele do paciente. gel do ultra-som é utilizado em todas as superfícies da cabeça , a fim de reduzir o atrito e facilitar a transmissão das ondas ultra-sônicas. ultra-som terapêutico na faixa de freqüência de cerca de 0,8-3,0 MHz .

As ondas são geradas por um efeito piezoelétrico causado pela vibração dos cristais dentro da cabeça do bastão / sonda. As ondas sonoras que passam através da pele causa uma vibração dos tecidos locais. Esta vibração ou cavitação pode causar um aquecimento profundo localmente embora geralmente não sensação de calor será sentida pelo paciente. Em situações em que um efeito de aquecimento não é desejável , como uma lesão fresco com inflamação aguda, o ultra-som pulsado pode ser transmitida ao invés de continuamente .

O ultra-som pode produzir muitos efeitos que não apenas o potencial efeito de aquecimento . Tem sido demonstrado que causam aumenta no relaxamento do tecido , o fluxo sanguíneo local, e ruptura do tecido cicatricial. O efeito do aumento do fluxo sanguíneo local pode ser usado para ajudar a reduzir o inchaço ea inflamação crônica local, e, segundo alguns estudos, promover a cicatrização da fratura óssea. A intensidade ou densidade de potência do ultra-som pode ser ajustado em função do efeito desejado. A maior densidade de potência (medida em watts / cm2 é frequentemente utilizado nos casos em que a ruptura do tecido da cicatriz é o objetivo.

O ultra-som também pode ser utilizado para alcançar fonoforese . Esta é uma forma não invasiva de administração de medicamentos para os tecidos abaixo da pele , perfeito para os pacientes que se sentem desconfortáveis com as injeções . Com esta técnica , as forças de energia ultra-sônica do medicamento através da pele. Cortisona, utilizada para reduzir a inflamação , é uma das substâncias mais comumente usadas entregues desta forma.

Um tratamento de ultra-som típico terá 3-5 minutos, dependendo do tamanho da área a ser tratada. Nos casos em que a ruptura do tecido cicatricial é a meta, este tempo de tratamento pode ser muito maior . Durante o tratamento, a cabeça da sonda de ultra-som é mantida em constante movimento. Se mantido em constante movimento , o paciente deve sentir nenhum desconforto para todos. Se a sonda é colocada em um lugar por mais de poucos segundos , uma acumulação da energia sonora pode resultar que pode se tornar desconfortável. Curiosamente, se houver mesmo uma pausa muito pequena em um osso na área que fica próximo à superfície, uma dor aguda pode ser sentida . Isso ocorre quando as ondas de som ficam presas entre as duas partes da ruptura e construir , até tornar-se doloroso. Desta forma ultra-som pode muitas vezes ser usado como uma ferramenta bastante precisa para o diagnóstico de fraturas menores que não podem ser óbvias no raio-x .

Algumas condições tratado com ultra-som incluem tendinite ( tendinite ou se você preferir) , não- espasmo muscular aguda , edema das articulações , e mesmo a doença de Peyronie ( para quebrar o tecido da cicatriz ). Contra-indicações do ultra-som incluem malignidade local, implantes de metal abaixo da área a ser tratada , a infecção aguda local , anomalias vasculares , e diretamente sobre o abdômen de gestantes. Também é contra-indicada a aplicação de ultra-som diretamente sobre ativos regiões epifisárias ( placas de crescimento ) em crianças , sobre a medula espinhal na área de uma laminectomia, ou sobre os olhos, crânio, ou testículos.

Read more: http://automailer.com/tws/ultrasound.html#ixzz0vYfNVoVd

 

Entry filed under: artigos.

exercicios de willians olá fisioterapeutas!!!!


Agenda

novembro 2010
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Most Recent Posts