pilates na sindrome do piriforme

10 de maio de 2011 at 18:02 Deixe um comentário

Pilates na Síndrome do piriforme

A Síndrome do Piriforme é uma irritação do nervo ciático provocada pelo aumento da tensão ou espasmo do músculo piriforme.

O piriforme é um pequeno e profundo músculo em forma de pêra que se origina na superfície pélvica do sacro (porção final da coluna) e conecta-se no trocanter maior do fêmur (osso da coxa). Sua principal função é promover a rotação externa da coxa ou mover a mesma lateralmente, função esta, realizada com o auxílio de outros cinco músculos localizados na parte profunda do quadril, sob os glúteos. São os músculos rotadores.Ele também auxilia na abdução da coxa. O nervo ciático passa debaixo deste músculo, mas em algumas pessoas (10%) ele passa através dele, o que aumenta a predisposição para a síndrome. Se o músculo, por algum motivo, sofrer uma tensão, pode haver compressão do nervo ciático, causando dor e irradiação para as pernas.

Achados clínicos mais comuns

Compressão dolorosa do ciático na região glútea

Atrofia isolada do músculo glúteo máximo

Dor com rotação interna forçada com a coxa estendida(sinal de freiberg)

Dor contra a resistência da abdução e rotação externa da coxa(sinal de pace)

Alguns sintomas

Dor na região profunda da nádega, em queimação e que normalmente desce até a perna. Ela pode aumentar quando a coxa é movimentada para fora, por exemplo, quando a pessoa está sentada e cruza as pernas

Também pode haver dormência e formigamento em direção às pernas e uma lombalgia indicando o comprometimento do ciático.

A dor pode ser causada por trauma no local (queda de própria altura), hiperlordose,em atletas (maratonistas, ciclistas e praticantes de spinning), subir escadas(muita vezes), atividades que exijam muito agachamento e uso de calçados inapropriados para o tipo de pisada ou gastos demais também podem auxiliar no desenvolvimento da dor. O excesso de exercícios que enfocam os glúteos conduz a um aumento rápido e exagerado dos glúteos podendo causar compressão do nervo ciático e inflamação (neurite).

Ficar sentado por longos períodos, principalmente com a coxa em rotação externa diminui o fluxo sanguíneo para a região do músculo e altera a fisiologia do piriforme (e dos músculos próximos à ele também) provocando uma  contratura deste músculo (“Síndrome Dolorosa Miofascial”) que comprime o nervo ciático em seu trajeto na região glútea.

Pilates

O Pilates pode agir tanto na prevenção como no tratamento desta síndrome.
A prevenção pode ser realizada através de um programa de exercícios individualizados que envolvem,  alongamentos\fortalecimento dos músculos glúteos, rotadores internos e externos do quadril, mobilização de quadril e membros inferiores,utilizando-se dos aparelhos criados por Joseph Pilates,a faixa elástica,a bola e o círculo mágico
O Pilates no auxílio do tratamento desta síndrome, tem como objetivo  permitir o retorno ao esporte e as atividades da vida diária de forma segura e efetiva e com mais qualidade de vida. São focados os movimentos, força e flexibilidade dos membros inferiores, exercícios de transferências e que simulam o caminhar, o trote, a corrida, mudanças de direções e saltos, sempre adaptados à individualidade do indivíduo, objetivo, e no caso de atletas e esportistas, à especificidade da modalidade.

Entry filed under: artigos.

classificação de funcionalidade,incapacidade e saúde(cif) PILATES X ESTENOSE DO CANAL VERTEBRAL


Agenda

maio 2011
S T Q Q S S D
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Most Recent Posts