PILATES X ESTENOSE DO CANAL VERTEBRAL

10 de maio de 2011 at 20:49 Deixe um comentário

Pilates X Estenose do canal medular

Estenose do canal medular é o estreitamento anormal das estruturas ósseas ou ligamentosas do canal vertebral.

A etiologia pode ser:congênita,protusão discal,espondilolistese,osteófitos,entre outras causas.

Pessoas normais têm espaço suficiente no canal e recessos laterais para moldar e deslizar,logo os movimentos da coluna,como girar,flexionar ou alongar não produzem sintomas clínicos.Entretanto se o tamanho do canal é mais estreitado por proliferações ósseas ou ligamentosas os sintomas podem aparecer.

A dor pode resultar do impacto direto no nervo,mas pode ocorrer obstruções  que podem bloquear parcialmente canais linfáticos e venosos na dura máter.O aumento do fluido cerebroespinhal abaixo da obstrução pode também causar o colapso do retorno venoso e produzir anóxia estagnada.

A integração de fatores causativos provoca a irritação da raiz nervosa que ajuda a explicar os sintomas de dor lombar e na perna.A estenose pode ser o elemento mais importante na determinação dos sintomas e suas gravidades,resposta ao tratamento e prognóstico.Um paciente pode ter uma grande protusão do disco e um grande diâmetro do canal vertebral e do recesso lateral e ,portanto,não apresentar sintomas,enquanto que a mesma protusão de disco pode causar alterações motoras e sensoriais graves em um paciente com um canal estenótico.A raízes nervosas situam-se confortavelmente dentro do recesso lateral.As raízes de L5 e S1 são mais vulneráveis a compressão de um disco intervertebral em protusão do que as raízes lombares mais altas situando-se dentro de um forame vertebral mais arredondado.

A compressão da raiz nervosa pode,por diferentes mecanismos neurofisiológicos como:induzir a fraqueza ou “peso” nas pernas ,alterar a sensibilidade(dormência, formigamento ou sensação de calor e frio) e dor,

A maioria dos casos de estenose espinal ocorrem na região lombar (estenose espinhal lombar), afetando os nervos que são responsáveis pelos movimentos das pernas

Os exercícios de Pilates realizados com o aluno deitado de bruços sobre o abdome, com a cabeça voltada para um dos lados ou em pé podem ser desconfortáveis. Se o aluno preferir deitar de bruços, pode-se colocar um travesseiro sob o estômago para criar uma pequena quantidade de flexão da coluna vertebral.

O PILATES participa em todo o processo do tratamento e manutenção no pós-tratamento de forma muito efetiva. O método atua na orientação, informação, condicionamento físico, postural e mental, promovendo a saúde do corpo e mente.

O pilates traz um alívio as dores crônicas,em especial aso problemas de coluna. O método abrange o nosso corpo de uma maneira uniforme, onde busca fortalecer, equilibrar e alongar a musculatura da coluna vertebral, trazendo um maior alinhamento e em determinados casos,  uma descompressão das tensões existentes. Além disto, o Pilates   proporciona  um alívio de pinçamentos e compressões dos discos, o que gera um estímulo à circulação na região.

Entry filed under: artigos.

pilates na sindrome do piriforme TENS


Agenda

maio 2011
S T Q Q S S D
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Most Recent Posts